Sabe quando você está escrevendo algo e parece que as ideias somem? Acho que todo mundo já precisou escrever um texto, um artigo, uma redação etc. Você já pensou na construção do seu texto de forma mais persuasiva e eficaz, raciocinando estrategicamente para chamar a atenção do seu leitor? Se você ainda está lendo, a ideia é está mesmo. Isso se chama abertura persuasiva. E se você for designado para escrever um texto convincente, seja para o blog da empresa, uma Landing Page ou Newsletter, mais um motivo para continuar lendo esse artigo.
A arte da persuasão
O termo “persuasivo” é um adjetivo derivado do verbo “persuadir”, que significa “convencer alguém”. Um exemplo de texto persuasivo é repleto de todas as técnicas convincentes que um escritor pode empregar. Ele apresenta uma situação e toma uma posição – seja a seu favor ou contrária para provar aos leitores que aquilo é benéfico ou prejudicial para eles.
Porque persuasão?
Se as pessoas já estão cientes de tudo, por que persuadi-las? A resposta é que a capacidade de cada pessoa de ver e entender as coisas depende de sua visão. Ela acredita apenas no que vê ou é informada sobre.
Se outro lado da moeda é mostrado, as pessoas não acreditarão tão facilmente em um lado só. É por isso que são apresentados argumentos apoiados por evidências, estatísticas e fatos. A persuasão é usada para gerar:
. Reciprocidade – comova as pessoas emocionalmente dando-lhes algo;
. Compromisso – garanta um pequeno compromisso e depois construa seus argumentos sobre ele. As pessoas não querem voltar atrás no seu compromisso inicial, então elas são mais propensas a concordar com novos termos;
. Prova Social – depoimentos de pessoas confiáveis;
. Autoridade – expertise clara e percebida;
. Empatia – as pessoas são mais propensas a comprar se gostarem de você, então seja amigável;
. Escassez – do produto, da oferta ou do tempo; isso não precisa ser real, apenas perceptível.
Existe um bloqueio nas pessoas quando se deparam com mensagens de marketing. Para quebrar essa barreira o redator deve chamar a atenção do leitor ou ouvinte com uma abordagem inesperada, algo que as pessoas não esperavam ler ou ouvir sobre o assunto abordado.
Antes de iniciar sua redação, procure entender o que há além do que é normalmente abordado sobre o assunto. Surpreenda o leitor, questione-se e busque entender o que realmente importa.
Por exemplo, se a ideia é fazer um conteúdo para chamar a atenção de quem pretende comprar um carro elétrico, não aborde apenas a economia ou as características de desempenho e tecnologia do carro. Elabore um conteúdo impactante, que chame a atenção para a preservação do meio ambiente e como a ação de comprar um carro elétrico torna a pessoa capaz de fazer bem para o mundo.
Utilize frases simples e evite jargões publicitários
Imperdível, revolucionário, recomendado, entre outras palavras batidas na maioria das campanhas publicitárias, vão gerar desinteresse nas pessoas. Grande parte dos redatores se fazem valer de palavras como essas, mas um bom conteúdo deve ser humano, deve se apresentar como algo que faça parte da realidade da pessoa.
Escreva o conteúdo e volte a avalia-lo para resumir seu volume ao máximo, procure dizer muito em poucas palavras. Veja o exemplo abaixo:
"Moda para você, que se veste da sua maneira e não se importa com a opinião dos outros"
"Moda para quem é autêntico"
Perceba como é possível dizer a mesma coisa reduzindo pela metade as palavras utilizadas e mesmo assim atingir o objetivo para a mensagem da campanha. A ideia é cortar o máximo de palavras possíveis sem fazer a frase perder o sentido inicial desejado.